quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O que você vê e ouve influencia quem você é

A televisão, Internet, rádio e outras formas de mídia exercem poderosa influência em nós, transformando nossas crenças, valores e atitudes dia após dia. A maioria das pessoas despreza ou ignora esse fato, e quase todas imaginam-se imunes às influências externas, donas do próprio nariz, firmes em suas opiniões. Passam horas diante de um aparelho de TV, computador ou celular, certas de que tudo é entretenimento inocente, e com isso vão assimilando lixo e sendo moldadas até se tornarem imorais e fúteis. Tal fenômeno, num indivíduo é uma lástima, mas, numa sociedade, uma catástrofe.
 
O Evangelho é o chamado de Cristo para uma nova vida, livre das corrupções mundanas. “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12:2) significa, para você que se converteu ao Senhor: Não seja como as demais pessoas, não assista aos mesmos programas de TV, não visite os mesmos sites, não ouça as mesmas músicas, não compartilhe os mesmos vídeos, não se vista do mesmo jeito, não converse da mesma forma, não frequente os mesmos lugares, não tenha os mesmos pensamentos, não deseje as mesmas coisas, não tenha as mesmas noções de “certo e errado”, não se pareça com elas em nada! Se você experimentou o amor de Deus e compreendeu a beleza do Senhor Jesus, isso o torna completamente diferente daqueles que não foram salvos!
 
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm” (1Coríntios 6:12). É verdade que estamos sob a graça, e que não queremos o legalismo. Não faria sentido adotarmos uma lista daquilo se pode fazer, e uma lista do que não pode ser feito. Mas existem coisas que nos embaraçam a caminhada cristã, pois despertam nossa velha natureza – herança do pecado de Adão. Entristecem o Espírito. Ofendem a Deus. Servem de laço para nós, e, se cairmos, isso nos afastará do Senhor. “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo; se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1João 2:15). Por que nos deliciaríamos naquilo que o Senhor odeia? Se O amamos, queremos honrá-Lo em tudo. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” 1Coríntios 10:31).

Prezado irmão ou irmã em Cristo, cuidado com as telenovelas, músicas mundanas, vídeos compartilhados no WathsApp, Facebook e coisas semelhantes. Cuidado com programas e séries de TV e os filmes aos quais você tem assistido no cinema ou DVD. Esteja atento aos efeitos que tudo isso produz no seu coração. As mensagens predominantes na mídia são de libertinagem sexual, desconstrução da família, rebeldia, consumismo, hedonismo, culto ao corpo e à aparência, ecumenismo (“todos os caminhos levam a Deus”), relativização da verdade, enfim, o contrário do que ensina a Palavra de Deus. Seja seletivo, não se alimente do mal! Antes, procure se alimentar do que o edifica e traz à lembrança o favor de Deus. Viva seus momentos de lazer de modo a glorificar o Senhor Jesus. E, em hipótese nenhuma, ceda aos valores torpes desse mundo mau que em breve será consumido pela ira de Deus. Você é um remido, salvo, resgatado pelo precioso sangue de Cristo; viva de modo condizente com a sua condição de filho amado do Pai Celeste! Não se conforme com este século!

Nenhum comentário:

Postar um comentário