quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vida cristã em dois módulos

O que significa ser cristão? Acreditar numa determinada doutrina? Viver conforme um padrão de conduta? Ou, quem sabe, ser batizado e frequentar alguma igreja? Existem diversas ideias a respeito de vida cristã. Uma delas, que tem conquistado grande espaço no meio evangélico, é o que chamaremos “vida cristã em dois módulos”.

Imaginemos que uma certa escola oferece um curso, o qual possui o módulo fundamental e o módulo avançado. No fundamental, são ministradas as disciplinas necessárias para que os alunos, após a formatura, estejam aptos a adentrar no mercado de trabalho com um nível satisfatório de conhecimento. Já o módulo avançado contém um conjunto de disciplinas optativas. Os que finalizarem essa segunda etapa terão alguns conhecimentos extras, mas a simples conclusão do primeiro módulo é mais que suficiente para o bom exercício profissional.

Muitos acreditam que ser cristão é algo bastante semelhante à escola que acabamos de descrever. No cristianismo, haveria um módulo fundamental e um módulo avançado. Aqueles que ouvissem o Evangelho e, identificando-se com a mensagem pregada, convidassem Jesus Cristo para entrar em seus corações, já teriam alcançado o nível fundamental. Tais pessoas “aceitaram Jesus”, portanto estão salvas!

Já o módulo avançado seria o discipulado, a caminhada diária com Jesus, seguindo Seu exemplo e tornando-se semelhante a Ele progressivamente. Essa segunda etapa seria desejável, mas não essencial. Os que atingissem tal padrão de vida cristã seriam mais santos, sem dúvida. Mas, para entrar no céu, bastaria o módulo fundamental: ir até o altar, receber uma oração, declarar que deseja receber Jesus como seu Salvador.

Para os que entendem vida cristã dessa maneira, a Bíblia traz um conselho da maior importância, em Hebreus 12:14: “Segui ... a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Uma exortação clara como água, impossível de ser entendida de outra forma, senão esta: sem santificação, ninguém chegará à presença de Deus, no céu! Não basta simpatizar-se com Jesus Cristo. É certo que a salvação se dá somente pela fé em Cristo, isso é repetido continuamente na Palavra de Deus. Logo, essa fé não é o que muitos imaginam. Crer em Jesus é entregar tudo a Ele, morrer para o mundo e viver somente para servi-lo. Isso, e nada menos, é cristianismo!

A conversão é, realmente, um acontecimento que se dá num momento específico. Porém, a Bíblia nos ensina uma verdade sobre os verdadeiramente convertidos. Estes irão perseverar. Aquele que em nós começou a boa obra, certamente a levará adiante até o dia em que nos encontraremos com o Senhor Jesus. Quando uma pessoa aparenta gostar da mensagem do Evangelho, declara ter aceitado a Cristo, e em seguida volta à sua velha vida de pecado, sem se importar se está agradando ou desagradando a Deus no seu dia a dia, podemos ter certeza de que não houve conversão alguma. Por conseguinte, o Senhor não realizou uma obra de salvação naquela vida. Tal pessoa ainda carece de arrependimento e do novo nascimento, do Alto, pelo poder de Deus.

Pastores, missionários, evangelistas, atentem para a lição de Hebreus 12:14! Não passem a seus ouvintes uma falsa ilusão de salvação! A porta é estreita, o caminho é apertado e a perseverança é imprescindível. Não há facilidades na vida cristã! Existe sim, um tesouro que nos aguarda, uma coroa que nos será dada na eternidade. Mas, antes disso, é preciso dizermos, como Paulo, com sinceridade de coração, “já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário