sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Carta aos ministrantes de louvor

Aos ministrantes de louvor deste Brasil, graça e Paz!

Outros blogs e sites cristãos já publicaram postagens dirigidas a vocês, que têm como ocupação principal este nobre ministério; entretanto, sentimos de Deus a necessidade de escrevermos esta mensagem, respeitosamente e no amor de Cristo, livres de qualquer espírito de divisão e contendas, tão somente para edificarmos suas vidas, pela graça e para a glória do Senhor.

De início, reconhecemos que a Palavra de Deus não proíbe qualquer pessoa de cantar ou tocar um instrumento profissionalmente. Que a carreira musical é tão digna quanto as demais profissões, e, biblicamente, o trabalhador é digno de seu salário. E enfatizamos que os profissionais mais qualificados e dedicados merecem maiores salários.

Também concordamos que o músico profissional precisa ter um público que se interesse em assisti-lo e adquirir seus produtos. Que a sua renda se dá mediante cachês, venda de CDs e DVDs, etc. E que as apresentações ao vivo requerem o uso de diversos equipamentos, tais como amplificadores, mesas de som, microfones, instrumentos e outros, os quais custam caro.

Porém, vocês, que cantam, tocam, compõem e gravam canções evangélicas, têm um grande diferencial em relação aos músicos do mundo. Enquanto estes últimos lidam com ouvidos e coração, vocês estão lidando com Deus e com almas eternas! Eles falam de sentimentos, descrevem paisagens naturais, fazem versos sobre esta vida; mas vocês proclamam o Evangelho em forma de música! Isso lhes deve ser, todos os dias, motivo de grande temor e tremor! Por isso, viemos lhes trazer breves conselhos bíblicos, como irmãos que somos.

Em primeiro lugar, muito cuidado para não cairem na cilada do estrelismo. Se simples elogios tendem a envaidecer o homem, quanto mais o aplauso de milhares de pessoas! Lamentavelmente, muitos fãs de música evangélica tem assumido postura de autênticos "tietes", como o público da música pop. Cientes disso, não aceitem a adoração das pessoas, mas tributem toda honra, glória e louvor ao único digno de recebê-las, nosso Senhor Jesus Cristo!

Segundo, saibam que, ao contrário da música secular, suas canções devem gerar quebrantamento, não entretenimento. Não é bom sinal ver o público pulando, dançando e sorrindo, quando se é um ministrante de louvor. Melhor é presenciar comoção e lágrimas, embora estas não devam ser fabricadas de modo artificial pela banda, mas sim fruto de uma obra genuína do Espírito Santo. Em muitos momentos, o povo de Deus presente sentirá alegria, mas é alegria santa e reverente, muito diferente da vibração carnal dos shows pop.

Terceiro, e consequentemente, cuidem para que as letras de suas músicas sejam autênticos louvores, com mensagens bíblicas, cristocêntricas, que promovam a piedade. Não é útil para o Reino de Deus que os ministrantes de louvor cantem sobre "sonhos", ou temas que massageiem o ego dos ouvintes. Falem mais dos maravilhosos atributos de Deus, da obra de Cristo, da imperativa necessidade de santificação, e o Senhor certamente se agradará desta atitude.

Quarto, não se deixem impressionar por números. Quando se apresentarem num grande templo ou numa praça tomada por grande multidão, saibam que só um remanescente é composto de filhos e filhas de Deus, salvos e santificados. A grande maioria ainda não teve uma experiência de salvação, e carece de Jesus, embora não saibam disso. Levem isso em conta! Clamem ao Senhor por aquelas pessoas!

Quinto, não abram mão da pureza doutrinária. Especialmente agora, que as grandes redes de televisão têm aberto espaço para a chamada "música gospel", há necessidade de cuidado redobrado com esse quesito fundamental. A mensagem do Evangelho é confrontadora e sempre desagradará a maioria. Os milhões de telespectadores podem gostar de suas músicas, mas não querem ouvir sobre a necessidade do novo nascimento, por exemplo. O que fazer diante disso? Deixar de proclamar a verdade para não perder espaço? Jamais façam isso! Deus, de maneira nenhuma, aprovaria algo semelhante!

Finalmente, tenham cuidado com a sedução das riquezas. Há ministrantes de louvor que têm se enriquecido muito, e isso é perigosíssimo! Se vocês amarem o dinheiro e os bens desse mundo, acabarão por servir essas coisas, e assim não poderão servir a Deus. Lembrem-se, vocês são servos do Senhor! Esse mundo e seus atrativos perecerão, mas existe um tesouro incomparável no céu, imperecível, o qual está reservado aos que anelam pela vinda de Cristo! Almejem a riqueza maior, que traça e ferrugem não corroem; vivam por ela!

Amados, se estas palavras têm fundamento bíblico, aceitem-nas em suas vidas! Sejam verdadeiros adoradores, como a Palavra de Deus nos convida a sermos; repensem valores e conceitos que têm vigorado no mundo "gospel"! E que o Senhor os abençoe e dirija seus ministérios, para que vocês sejam instrumentos de graça por onde forem!

Em Cristo, seu irmão Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário