segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Chega de superficialidade no culto!

Há alguns dias atrás, uma irmã em Cristo, membro de uma grande denominação na cidade de Belo Horizonte, nos contou com tristeza que, no templo maior de sua igreja, pessoas estão chegando para o culto com pipoca e refrigerante nas mãos, se assentando e comendo como se estivessem em uma sessão de cinema ou um show qualquer! Essa notícia nos trouxe um sentimento de verdadeira indignação, levando-nos a pensar como é possível existir gente tão completamente desprovida do temor de Deus a ponto de se comportar em um culto com tamanha irreverência. De fato, aquela situação relatada pela nossa irmã (e que também a tem chocado) demonstra que muita gente não sabe a diferença entre o culto cristão e o entretenimento mundano!

Porém, também nos é forçoso reconhecer que a culpa começa na direção de várias denominações, por causa da negligência e insensibilidade de pastores-presidentes que permitem isso, que os cultos em suas igrejas se transformem em shows!  Não é de se esperar que os membros sejam mais santos que os pastores, os quais assumiram a posição de líderes e exemplo para  a membresia! Que tipo de alimento espiritual o povo está recebendo nas igrejas onde o louvor genuíno e a sólida exposição das escrituras desapareceram, dando lugar ao rock, danças (quase sensuais!) e mensagens de autoajuda, feitas sob medida para agradar a ouvidos e corações não convertidos?

Por isso, reafirmamos e reiteramos alguns princípios elementares, que toda igreja cristã séria deveria adotar, zelando fervorosamente por seu cumprimento. Fundamentos em conformidade com a Bíblia, voltados para denominações tradicionais ou pentecostais, calvinistas ou arminianas, grandes ou pequenas, que realmente queiram agradar a Deus!

1) Adoração em espírito em em verdade (João 4:23): Deus é o centro, Ele é cultuado! Tudo que promova a superficialidade ou glorifique o homem não pode ter lugar no culto. Os cânticos de louvor precisam ter cunho espiritual, com letras exaltando a grandeza do SENHOR, a fim de levar o Seu povo a adorá-Lo! Cantar "eu vou viver uma virada em minha vida", ou "acredite, é hora de vencer, essa força vem de dentro de você", não produz piedade em ninguém, nem combina com o que Jesus espera de nós como adoradores!

2) Ordem e decência (1 Coríntios 14:40): Embora o movimento "gospel" pregue a "adoração extravagante", a Palavra de Deus ensina a reverência e a boa ordem. O culto cristão deve ser o exato oposto do show mundano. Até mesmo os visitantes, que nunca participaram de uma reunião numa igreja cristã, devem perceber a decência entre nós! Histeria, gente rolando no chão, imitando animais e outros "fenômenos" semelhantes não combinam com essa ordem de Deus! Nem as danças e gingados que beiram a sensualidade, os quais já mencionamos, e são tão comuns hoje em dia!

3) Centralidade da Palavra (João 17:17): a pregação deve ocupar lugar de destaque no culto, e precisa ser bíblica e centrada em Cristo. Pastores foram comissionados a pregar o Evangelho, e não massagear o ego dos ouvintes, dizendo coisas do tipo "o melhor de Deus ainda está por vir em sua vida", "você é um vencedor", etc. Quem vai se converter de seus pecados e buscar a santidade numa igreja que nem menciona essas coisas?

Por fim, meditemos na mensagem desse lindo louvor, do adorador Asaph Borba. Que Deus nos toque e sensibilize para a urgente necessidade de mudança nos nossos cultos!


2 comentários:

  1. Parabéns pela lucidez deste artigo. É urgente uma retomada de rumo na Igreja Evangélica Brasileira.
    Pr Edilson Siqueira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, Pr. Edilson! Oremos para que o Senhor Deus realmente traga a Igreja Evangélica deste país de volta às eternas verdades bíblicas!

    ResponderExcluir