sábado, 15 de junho de 2013

Proposta aos adeptos da “teologia da prosperidade”

A “teologia da prosperidade” é a corrente dominante na Igreja Evangélica brasileira. As igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça, Mundial do Poder de Deus, a maioria das denominações pentecostais menores e até setores consideráveis dentre as pentecostais maiores e mais antigas adotam essa forma relativamente recente de compreensão do Evangelho, que consiste basicamente nisso: todos aqueles que procurarem viver conforme os preceitos bíblicos, sobretudo dar o dízimo e ofertar generosamente, teriam direito às bênçãos de saúde, prosperidade material, sucesso profissional, dentre outras. Inclusive, poderiam determinar essas bênçãos, cabendo a Deus a obrigação de concedê-las!
 
Essa “teologia” é tão comum em nosso país, que muitos (inclusive dentre os evangélicos professos) imaginam que é a única. Pensam que ser crente é obedecer à Bíblia e receber as promessas nela descritas, e até mesmo as que nem constam ali! Basta olharmos a programação dita evangélica na TV; quase todos os programas são de denominações “da prosperidade”.
 
Poderíamos argumentar longamente sobre o quanto a “teologia da prosperidade” é incoerente, antibíblica e ofensiva ao caráter de Deus. Também seria fácil citarmos um sem-número de escândalos e maus testemunhos por parte dos líderes desse movimento. Mas não faremos isso aqui. Antes, trazemos uma proposta aos adeptos de denominações que seguem essa linha de pensamento.
 
Propomos aos irmãos das igrejas mencionadas acima, aos que admiram Edir Macedo, Benny Hinn, R. R. Soares, Morris Cerullo, Valdemiro Santiago, Estevam e Sônia Hernandes, Mike Murdock, etc, algo muito simples. Leiam as Escrituras! Adquiram uma boa Bíblia de Estudo (a Shedd, por exemplo, que é bastante imparcial), um dicionário bíblico de qualidade, e estudem a Palavra de Deus, com o auxílio dos comentários de rodapé e do dicionário, quando necessário. Leiam-na de capa a capa, buscando compreender a essência do texto, tendo sempre em mente a regra áurea de que a Bíblia interpreta a si mesma, ou seja, uma passagem é esclarecida por outras. E orem, com toda a humildade e fervor, clamando ao Senhor que os dirija nesse diligente estudo!
 
Estudem com mais profundidade o Novo Testamento, vendo ali o cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Atentem, sobretudo, para os discursos do Senhor Jesus. Permitam a si mesmos serem ensinados pelo Mestre a respeito das sublimes verdades do Evangelho do Reino de Deus! Meditem em oração! Percebam os princípios, mais do que os detalhes, refletindo sobre questões essenciais, como: quem é Deus, e qual o Seu caráter? Por que Cristo veio ao mundo e morreu numa cruz? Qual é o propósito de nossas vidas? Qual é o valor das Escrituras, e o que revelam? O que é a Igreja?
 
Cremos que não estamos propondo nenhum absurdo. Verdadeiros filhos de Deus se sentirão felizes em se aprofundar no conteúdo de Sua Palavra. Não temerão serem abalados em suas crenças mediante esse estudo, mas, ao contrário, terão a certeza de estarem mais firmes no Senhor. Isso é conhecer a Deus e prosseguir em conhecê-Lo!
 
Faça isso, meu irmão, minha irmã, debruce sobre as Escrituras, examinando-as cuidadosamente! Dedique meia hora do seu dia nesse estudo (provavelmente, seu tempo na TV ou internet deve ser bem maior que isso). E, se no futuro você entender que, de fato, os pressupostos da “teologia da prosperidade” estão corretos, então siga-os, consciente do que está fazendo. Mas não viva seu cristianismo no escuro, sem compreender bem a sua fé, com base apenas no que diz o seu pastor ou o seu tele-evangelista favorito, satisfeito em conhecer um punhado de versículos isolados. Vá além, e Deus lhe esclarecerá! Que Ele, o Todo Poderoso, seja o seu guia, guardando-o(a) na fé em Cristo todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário