quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Não vá para o Egito!

O capítulo 42 do livro de Jeremias narra as palavras do Senhor, ditas ao profeta e endereçadas ao povo de Judá quando o reino estava tomado pelo exército da Babilônia. Naquela ocasião, Deus havia determinado expressamente que os judeus remanescentes não buscassem refúgio na terra do Egito, mas a exortação feita pela boca de Jeremias não foi ouvida por eles, que preferiram desobedecer à voz do Senhor – o que, logicamente, lhes custou caro. 

Essa passagem bíblica, embora retrate um acontecimento histórico vivido em Judá nos tempos de Jeremias (esse é o seu real contexto), bem serve para ilustrar a situação de homens e mulheres crentes, que, sufocados por problemas para os quais não há solução à vista, procuram livramento no mundo e no pecado, aqui simbolizados pelo Egito. Muitos de nós conhecemos exemplos de pessoas que, ao invés de esperarem pelo agir de Deus, preferem tomar atitudes baseadas em aparências e sentimentos, enganadas por seus próprios corações corruptos. Quem já viu isso acontecer bem sabe que o desfecho sempre é de fracasso, e as consequências, muito dolorosas. 

É o caso da jovem que, cansada de esperar por um namorado dentre os irmãos da igreja, busca suprir sua carência afetiva na companhia de um incrédulo, o qual não teme a Deus. Ou do homem angustiado por dificuldades financeiras que aceita participar de negócios escusos, procurando ganhar seu sustento através da desonestidade. Ou mesmo da mulher casada que se rende aos assédios do patrão, numa tentativa de compensar as frustrações de um casamento desgastado. Quem sabe, é a situação do pastor desanimado com seu ministério, que passa a cobiçar e amar as riquezas. 

Deus nos tirou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor. Vivíamos cativos no pecado, sempre buscando preencher o vazio de nossos corações, cada qual à sua maneira. Aquilo era o nosso “Egito”, lugar de escravidão e opressão. Mas fomos livres, para a glória de Deus! Libertados para uma vida completamente diferente, santa, agradável ao Senhor, a qual reflita o brilho do nosso amado Redentor. Este é o nosso presente, e estamos certos de que é também o nosso futuro, pois das mãos de Cristo ninguém pode nos arrebatar. 

Por isso, meu irmão, minha irmã, preste atenção: não deixe de obedecer à voz do Senhor para buscar alívio no pecado; não faça isso, em Nome de Jesus! Você não pertence ao mundo, ao contrário, foi resgatado(a) a preço de sangue, pelo Maravilhoso Salvador que o(a) amou primeiro, antes mesmo de você nascer. Seu problema, sua luta, sua dor, não é maior que o Deus soberano sobre os céus e a terra. Procure ouvir as instruções dadas por Ele mediante a Sua Palavra, e creia de todo coração nas Suas promessas! Fique com o Senhor, e aguarde a boa solução preparada por Ele. Não se iluda com as propostas do vil tentador; não vá para o Egito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário