quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Apostasia: a marca da igreja contemporânea

Ao longo de seus quase dois mil anos de existência, a igreja já experimentou as mais diversas situações. Esteve avivada, sonolenta, subjugada por homens, tomada pela idolatria, quase morta, reavivada, perseguida, fiel, infiel, fria, quente, apagada ou influente, conforme o momento histórico. A igreja deste Século XXI também possui uma característica dominante, e, lamentavelmente, não é nada boa. Apostasia, esta é a sua grande marca.
 
Apostasia significa desviar-se da sã doutrina, negando-a. Somente cristãos professos podem apostatar da fé cristã; incrédulos não praticam apostasia, pois nunca se identificaram como seguidores do cristianismo. O desvio na doutrina pura, ensinada por Cristo e retransmitida pelos apóstolos, é a perdição, a desgraça maior, o fim da esperança. Para uma igreja, abraçar a apostasia é deixar de ser igreja, povo de Deus, para tornar-se agência a serviço de satanás. Nada neste mundo é mais triste do que uma igreja apóstata. Entretanto, repetimos, esta é a marca da igreja na presente geração (ou da maior parte das denominações que se intitulam “igrejas”).
 
Apóstata, pois desconhece as Escrituras. Deus Se revelou maravilhosamente em Sua Palavra, contando-nos quem Ele é, quem somos nós e como podemos manter comunhão com Ele nesta vida e no porvir. No entanto, aqueles que dizem ser Seu povo não se interessam em conhecê-Lo através da Bíblia, que é pouquíssimo lida pela esmagadora maioria da igreja. Somente algumas denominações ainda mantêm escolas bíblicas dominicais sérias e de qualidade. Como consequência, aventureiros lançam toda sorte de heresias entre os crentes, que prontamente as engolem sem questionar se aquilo procede de Deus ou de homens.
 
Apóstata, porque lhe falta temor. A irreverência tornou-se uma praga na igreja, contaminando a pregação, o louvor, as orações e a postura de muitos durante o culto coletivo. O santo Nome do Senhor é pronunciado de qualquer jeito, conta-se piadas no púlpito, pessoas dançam de modo profano e até sensual nas reuniões. Manifestações grotescas, como andar de quatro, gargalhar e rolar no chão são chamadas de “obra do Espírito”. Todo estilo musical serve para louvar NO TEMPLO DURANTE O CULTO, inclusive funk carioca, axé ou heavy metal. O altar virou palco, onde o estrelismo de “adoradores” e “pastores” nem sequer é disfarçado. Não há consciência da presença de Deus, e muito menos preocupação em não desagradá-Lo.
 
Apóstata, por tolerar o pecado e tomar a forma do mundo. Mensagens sobre a santidade de Deus, a total depravação humana, a importância da mortificação do pecado na vida do crente, o juízo vindouro, o inferno e outros temas semelhantes foram banidas em quase todas as denominações evangélicas. Existe uma preocupação doentia em não desagradar pessoas, e com isso o caráter confrontador do Evangelho foi sufocado. Ao contrário, tudo é feito para satisfazer o gosto dos membros e visitantes. A pregação virou palestra motivacional, o louvor deu lugar às canções que falam de sonhos e conquistas. O alvo, que antes era a vida eterna, hoje é a felicidade no mundo presente. Não se vê mais diferença entre o modo de falar, vestir e agir de crentes e incrédulos; todos usam as mesmas palavras torpes, roupas imorais e comportamento ímpio!
 
Poderíamos ir além. Importa agora que a verdadeira igreja, formada por homens e mulheres remidos e lavados pelo sangue do Cordeiro, se levante vigorosamente contra essa escalada de iniquidade no nosso meio. Não atacando pessoas, nem fazendo uso de armas carnais, mas pelo Espírito Santo, levemos a mensagem do puro Evangélico, bíblico, cristocêntrico a todos que pudermos, abrindo mão de toda técnica humanista, em temor e tremor! A Bíblia nos mostra que Deus sempre separa um remanescente fiel para Si, sal da terra e luz do mundo, a fim de exalar o bom perfume de Cristo diante de todos. Você, que nos lê e percebe o chamado de Deus, venha fazer diferença nessa geração, para a glória d'Aquele que te chama!

2 comentários:

  1. É verdade o pastor passa o terno no rosto da pessoa e estas pessoas cai já o outro coloca a mão na testa e assopra no rosto pra aumentar o efeito e cai mesmo se cheirar o i nalatorio sem contar as pessoas empurradas e as que se joga no chåo e depois mente ter visão é preciso muito cuidado com AnㅌSㅜㅌS¡ㄷㅇ ㅗ NAㄴaㅜㅇr¡ㅇ ㅌ ㄷㄴㅇR0F0rm¡ㅁ

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Cláudio, essas coisas infelizmente têm acontecido. Obrigado pelo comentário, que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir