sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os modernos inimigos da piedade

As Escrituras nos mostram claramente que o viver piedoso é uma exigência de Deus e um pré-requisito indispensável para que alguém um dia contemple ao Senhor. Quem foi salvo pela graça, mediante a fé em Cristo, certamente irá caminhar em santificação, pois o Espírito faz essa obra no coração dos filhos de Deus. Porém, estes enfrentam um sem-número de inimigos nesse processo, e isso é mais evidente no mundo contemporâneo, que está muito mais repleto de perigos e ciladas do que qualquer outra época desde que a igreja surgiu. Abaixo citamos alguns dos modernos inimigos da piedade:
 
TV: a televisão é um veículo de comunicação e, por si só, não teria que ser má. Porém, na prática, tornou-se um poderoso instrumento destruidor de valores, divulgando toda espécie de futilidades e maldades. Na tela da TV são absolutamente normais o adultério, casamento gay, desrespeito aos pais, uso de drogas, violência, consumismo desenfreado, sexo na adolescência e outros pecados. É ilusão alguém pensar que não será influenciado negativamente, mesmo depois de passar anos assistindo diariamente a essas coisas durante horas seguidas. Na verdade, milhões de cristãos estão tendo o caráter deformado pela TV, sem se darem conta!
 
REDES SOCIAIS: Facebook, Twitter, WhatsApp e similares estão contribuindo para a consolidação de um triste fenômeno: uma geração que vive num mundo virtual, com relacionamentos virtuais. O amor ao próximo e a comunhão, essenciais no cristianismo, são as grandes vítimas. Ou será que alguém consegue amar e cuidar “virtualmente”?
 
MEGALÓPOLES: nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os vícios se multiplicam e o tempo escoa pelas mãos. O devocional diário, o estudo bíblico, a participação nos cultos e a comunhão com os irmãos são dramaticamente comprometidos se alguém passa duas a três horas por dia no trânsito (o que é comum nesses grandes centros). As tentações são muitíssimo maiores do que numa cidade interiorana pequena ou média. Criar filhos numa megalópole é simplesmente um pesadelo. Até mesmo o mais fervoroso dos crentes tende a esfriar na fé vivendo em lugares assim!
 
CONFORTO EXCESSIVO: celular, internet, micro-ondas, serviços de entrega a domicílio 24 horas, automóvel de última geração, pacotes turísticos cada vez mais acessíveis, estudar sem sair de casa, um shopping por bairro, etc, etc e etc. O problema disso tudo é que o cristão se acomoda, acostumando-se a ter de tudo imediatamente e sem dificuldade nenhuma. Perde-se de vista uma verdade essencial, a de que os filhos de Deus são peregrinos e forasteiros num mundo mau e hostil, prestes a ser consumido pela ira do Senhor. Que desgraça seria se nos apegássemos a esses luxos e facilidades, amando-os!
 
MODA FEMININA: a Bíblia expressamente determina que, mantendo a elegância, as mulheres se vistam com pudor e modéstia. A tendência da moda feminina é exatamente o oposto disso, ou seja, sensualidade e ostentação. Com isso, os homens são atraídos à lascívia, e as outras mulheres, a uma tola competição, cada qual querendo chamar mais a atenção do que as outras. Se essa imoralidade e falta de moderação se limitasse às moças incrédulas, isso já seria um problema para os rapazes crentes, que precisariam lutar contra a tentação no dia a dia. O pior acontece quando as próprias cristãs se vestem da mesma forma, induzindo os irmãos ao pecado dentro da igreja!
 
MOVIMENTO GOSPEL: por fim, temos um adversário pra lá de inusitado. Fazendo-se passar por igreja, o chamado “movimento gospel” é um dos maiores inimigos da autêntica piedade, com seu “louvor” carnal, pregações puramente motivacionais, festas mundanas travestidas de “reuniões do povo de Deus” e vergonhosa tolerância ao pecado. O que acontece quando alguém vai até o templo, onde supostamente irá cultuar ao Senhor, e lá desaprende o que é ser um servo de Cristo? Deus, tenha misericórdia de nós!

2 comentários:

  1. CHEGAMOS AO ÁPICE DE TODA IDIOTICE E ABERRAÇÃO EM NOME DE DEUS QUE ELE INTERVENHA E MUDE ESTA SITUAÇÃO ABSURDA URGENTEMENTE! (MARANATA)

    ResponderExcluir
  2. De fato, pastor Ivan. São tempos trabalhosos. Que o Senhor Deus se compadeça de nós!

    ResponderExcluir