quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aos cristãos intelectuais, com carinho

Estas palavras são dirigidas aos crentes em Jesus Cristo, verdadeiramente renascidos do Alto pelo poder do Espírito Santo, que têm um gosto especial por literatura, música refinada, cinema, teatro, artes plásticas, filosofia ou outras formas de expressão do pensamento humano. Pessoas aqui chamadas “cristãos intelectuais”. Se você se é um deles, por favor leia o presente texto com atenção, pois foi escrito em temor e quebrantamento. O Grande Deus pode lhe falar ao coração, caso Ele assim decida. 

O Senhor, por pura bondade, concede talentos aos homens, tanto justos como injustos, crentes ou descrentes. Pela graça comum de Deus, obras notáveis são produzidas e estão à nossa disposição. É tolice, legalismo, zelo sem entendimento, alguém querer impor aos cristãos regras do tipo: “só ouça músicas evangélicas, leia apenas livros evangélicos, assista somente a filmes evangélicos”, etc. A arte e o conhecimento podem nos levar a glorificar o Pai Celeste, mesmo quando não tratam de assuntos religiosos (por exemplo, uma canção que descreva as belas paisagens brasileiras, indiretamente exalta o Criador da natureza). Basta-nos uma só norma: “fazei tudo para a glória de Deus”. 

Entretanto, nem tudo nos convém. Nós, embora tenhamos o Espírito de Deus, ainda somos pecadores, sujeitos a fraquezas, e não devemos provocar a nossa velha criatura. A arte é feita para despertar emoções e provocar reações, que podem ser boas e úteis, ou más e destrutivas. Sendo assim, nossa obrigação é sermos criteriosos, evitando as obras de arte descaradamente ímpias – ainda que contenham linguagem poética, riqueza de timbres e melodias, beleza estética ou argumentação elaborada. Nosso bom gosto deve ir além, contemplando os valores do Senhor e de Seu Reino. “Não toqueis em coisas impuras”. 

Nisso alguns irmãos têm sido descuidados e até ingênuos, consumindo indiscriminadamente toda a produção de autores, compositores e artistas reconhecidamente talentosos. Sabem que a arte e cultura seculares usam e abusam de temas como fornicação, adultério, embriaguez, mentira, rebeldia, violência, roubo e muitos outros que a Bíblia chama de pecados, e mesmo assim não abrem mão do livro, filme, peça teatral, exposição artística ou CD produzidos com técnica apurada. Parecem crer que é possível aos cristãos assimilarem somente a beleza literária, o brilhantismo do enredo, a harmonia das cores, a qualidade musical, e não serem de modo algum atingidos pelos gritantes apelos aos desejos da carne contidos na maioria das obras. 

As coisas postas diante dos nossos olhos são como alimentos para a alma. Uma boa alimentação, fresca, leve e balanceada faz bem ao corpo, mas alimentos gordurosos, hipercalóricos, pobres em nutrientes e repletos de conservantes nos adoecem. Do mesmo modo, a arte nos faz bem, se nos inspira a louvarmos a Deus, ou nos adoece, quando desperta em nós os desejos mais ímpios. Paulo escreveu aos Filipenses: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Como poderemos cumprir esta ordem bíblica se constantemente nos expomos à maldade disfarçada em forma de boa produção intelectual? 

Meu irmão, minha irmã, talvez a sua vida espiritual esteja sem vigor, a leitura bíblica tenha se tornado mera repetição de conhecimento já adquirido, a oração não possua mais calor algum. Quem sabe você não ouve a voz de Deus há muito tempo, e, embora permaneça no Caminho, a alegria e o prazer em ser filho do Pai Celeste sumiram do seu coração. Você não cai em pecado, mas sempre é atormentado por pensamentos carnais, que lhe entristecem. A causa de todo o seu sofrimento pode estar na estante da sua sala ou do seu escritório particular, naquelas dezenas de obras as quais você ama, e estão, pouco a pouco, matando você! Pense nisso tudo, ore ao Senhor por discernimento e não hesite em deixar de lado tudo que o(a) afasta d'Ele! Lembre-se, a Bíblia é sua regra e o Espírito Santo, o seu guia. Que Deus o(a) abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário