quinta-feira, 3 de março de 2016

Igrejas pentecostais que imitam terreiros espíritas

Batuques de tambores em ritmo de axé. Homens e mulheres vestidos de branco da cabeça aos pés, dançando ao som da batucada, uma dança estranha que consiste em rodopiar o corpo em alta velocidade e com os olhos fechados. Uns dançam com as mãos para trás, outros estremecem o corpo. Parece uma celebração num terreiro espírita, mas é um culto de igreja pentecostal.

O site Youtube está repleto de vídeos exibindo cenas desse tipo. Em alguns deles são mostradas simultaneamente imagens gravadas em terreiros espíritas, para demonstrar a semelhança entre estes e aqueles. E como são parecidos! Na verdade, a única diferença visível é que nos cultos pentecostais não existem aquelas imagens de escultura horrorosas que enfeitam os centros de macumba. Fora isso, não há como distinguir uma celebração da outra.

Heresias sempre são condenáveis, mas algumas nos causam maior repulsa. A experiência de presenciar um culto numa instituição que se diz igreja, composta por pessoas que se dizem convertidas, feito para imitar descaradamente sessões espíritas, é um pesadelo! Ver toda aquela gente que diz crer em Jesus estremecendo e rodopiando o corpo daquela forma é revoltante! Se um cristão autêntico, genuinamente convertido, presenciasse tais coisas de perto, provavelmente iria vomitar!

Qual é a razão de tamanha insensatez? Promover um culto o mais parecido possível com uma sessão de macumba, para que os ex-espíritas possam cultuar a Deus se sentindo “em casa” (isto é, fazendo as mesmas coisas que faziam nos terreiros)? É isso que entendem por “nova criatura”, para quem “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”? Gente assim pode dizer “já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”?

Isso não é ser evangélico pentecostal. Porque temos exemplos de pentecostais autênticos, sérios, tementes a Deus, como David Wilkerson, Paulo Leivas Macalão, Antônio Gilberto, Ciro Zibordi, dentre tantos outros. E também de crentes pentecostais anônimos, que amam ao Senhor e sabem distinguir uma verdadeira experiência espiritual de uma falsa, porque neles habita o Espírito Santo. Estes jamais aceitariam participar de um falso culto idêntico a uma cerimônia não cristã.

Respeitamos as pessoas adeptas do espiritismo, como seres humanos que são, mas discordamos de suas práticas religiosas. Cremos firmemente, com base no ensino bíblico, que toda religião a qual não reconhece a Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador só pode conduzir ao inferno. Não há salvação para quem frequenta terreiros espíritas, e isso já é motivo mais que suficiente para que não tentemos imitá-los em nada.

Por isso, a existência de igrejas (?) pentecostais (?) que imitam centros de macumba nos causa nojo e profunda indignação. Ver toda aquela gente estremecendo e rodopiando enquanto usam o Nome de Jesus revolta-nos, porque estão brincando com o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Não sabem o que é o Evangelho, apropriam-se do culto como se o Altíssimo aceitasse receber o mesmo tratamento que os ídolos do espiritismo recebem nos terreiros. Para tais pessoas, só podemos dizer: arrependam-se e voltem-se para Cristo enquanto é tempo! Se alguém discorda, por favor apresente argumentos teológicos sólidos e biblicamente fundamentados que justifiquem tão grande aberração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário