sexta-feira, 22 de março de 2013

Pela restauração do louvor no culto (Parte II)

COMO DEVE SER O LOUVOR CRISTÃO
 
O padrão bíblico para louvor é o livro de Salmos. Nele, o próprio Deus nos revela como Ele deseja ser louvado, por isso seremos sábios e obedientes se seguirmos esse modelo perfeito, contido nas Escrituras.
 
Que em nossos cultos estejam presentes cânticos exaltando os atributos de Deus. Exemplos: “Tu és soberano sobre a terra, sobre os céus Tu és Senhor absoluto”; “Se eu subir ao mais alto dos montes, ali Tu estás, ali Tu estás! Se eu descer ao mais profundo abismo, ali Tu estás, ali Tu estás, ali Tu estás”; “Deus, somente Deus domina o Trono do universo!”;
 
Sejam cantados os que expressam quebrantamento, humildade e dependência de Deus. Exemplos: “Distante de Ti, Senhor, não posso viver, não vale a pena existir! Escuta o meu clamor, mais que o ar que eu respiro, preciso de Ti!”; “Sonda-me, Senhor e me conheces, quebranta o meu coração, transforma-me conforme a Tua Palavra, e enche-me até que em mim se ache só a Ti, então usa-me, Senhor!”;
 
Haja os que contêm súplicas por livramento dirigidas ao SENHOR. Exemplos: “Quando as trevas me cercarem e os inimigos se levantarem, eu clamarei Teu Santo Nome!”; “Estou clamando, estou pedindo; só Deus sabe a dor que estou sentindo! Meu coração está ferido, mas o meu clamor está subindo”;
 
Os que expressam confiança e entrega. Exemplos: “Seguro estou em Ti, Tu és o Deus de amor; não temerei o mal, Tu és o Grande Eu Sou!”; “Meus sonhos rendo a Ti e meus direitos dou, orgulho vou trocar pela vida do Senhor! E eu entrego tudo a Ti, tudo a Ti!”; “Eu confiarei em Ti, Senhor, pois sei que cuidarás de mim com Teu infinito amor; e por Tuas misericórdias jamais vacilarei! Tu és a minha vitória; em Ti me alegrarei!”;
 
Os que exaltam a bondade de Deus e expressam gratidão. Exemplos: “Mais que um amigo, Tu és, mais do que eu posso expressar, Tu és para mim! Tua graça não me faltará, Teu amor me restaurará; me alegro em Ti!”; “Te agradeço por me libertar e salvar, por ter morrido em meu lugar, Te agradeço!”;
 
Os que demonstram arrependimento. Exemplos: “Quero voltar ao início de tudo, encontrar-me contigo, Senhor; quero rever meus conceitos, valores eu quero reconstruir”; “Me lanço aos Teus pés, me prostro ante a Ti, eu sei que tens um bálsamo, Senhor! Tua cura, Teu favor, Tua graça, Teu perdão, Teu sangue derramado sobre mim! Purifica-me, restaura-me, Senhor!”;
 
Os que falam da Pessoa e da obra de Cristo. Exemplos: “Mas a cruz não conseguiu vencer o Autor da minha vida! Aleluia, Cristo reviveu; entre nós vive outra vez!”; “Prostro-me diante da cruz, vejo o sangue de Jesus; nunca houve amor assim! Sobre a morte já venceu, Sua glória o céu encheu; nada irá me separar!”; “Glória pra sempre ao Cordeiro de Deus; a Jesus, o Senhor; ao Leão de Judá; à Raiz de Davi, que venceu e o Livro abrirá!”;
 
Nesta postagem, apresentamos propostas, que, como foi dito, não são nossas. Vários servos de Deus têm clamado por uma restauração no louvor cristão, o que evidencia a urgência deste tema em nossos dias. Citamos alguns exemplos positivos, de autênticos cânticos de louvor, e também exemplos negativos. Algumas das canções que contêm equívocos, e por isso não devem ser cantadas nas reuniões das igrejas, foram compostas e interpretadas pelos mesmos autores e intérpretes de outras que aqui são citadas como autênticos cânticos. Isso prova que não intencionamos ofender ou desqualificar nenhum artista evangélico, mas tão somente exortar o povo de Deus a ser mais criterioso, sobretudo pastores e líderes!
 
Por fim, ressaltamos que os cânticos aqui mencionados são uma seleção de composições mais recentes, escritas nas últimas décadas. Mas nunca devemos nos esquecer de que já existem seleções muito mais criteriosas, à disposição das igrejas: os hinários tradicionais, como o Cantor Cristão (dos batistas), Novo Cântico (dos presbiterianos) e Harpa Cristã (dos assembleianos). Neles figuram alguns dos mais lindos hinos, escritos por santos homens e mulheres que amaram e serviram ao SENHOR com zelo incomparavelmente maior do que muitos de nós! Não existe um motivo sensato para que uma denominação séria abandone as maravilhosas composições de Isaac Watts, Sarah Poulton Kalley, John Newton ou Paulo Leivas Macalão! Que isso também seja levado em conta, para o bem da Igreja de Cristo!

Imagem disponível em: www.livresparaser.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário