terça-feira, 7 de maio de 2013

Carta a um pastor e cantor gospel

(História fictícia, mas semelhante a vários casos verídicos) 

Prezado pastor, 

Tenho acompanhado seu ministério de louvor desde os tempos do primeiro CD, quando você ainda era vocalista em sua antiga banda. Logo pude perceber seu indiscutível talento como cantor e compositor. Mas, além desses dons que saltam aos olhos (ou ouvidos) de todos, algo mais me chamou a atenção: senti sinceridade de sua parte, quando o vi numa apresentação ao vivo. Por isso, nunca questionei seu amor pelo Senhor Jesus e sua disposição em agradá-Lo e servi-Lo. 

Mais recentemente, tive notícias de sua ordenação a pastor, e de sua esposa, a pastora, e que atualmente vocês dois são responsáveis por uma nova congregação que já conta com mais de quinhentos membros e recebe centenas de visitantes por semana. Por curiosidade, procurei por aquela denominação no Youtube, e achei diversas pregações suas ou de sua esposa, além de muitos vídeos de louvores interpretados lá. Descobri também que a igreja mantém um caprichado site na Internet, que já acessei. 

Contudo, a razão que me levou a escrever-lhe é uma amorosa preocupação. Como já disse, creio que é sincero seu amor por Cristo. Não posso sondar corações como o Senhor o faz, mas percebo pureza de intenções em você, e isso me motivou a abrir-lhe o meu coração. Pois notei algumas coisas perigosas em seu ministério, e senti que não deveria me calar. 

De início, o conteúdo das mensagens que ouvi você e sua esposa pregarem me incomodou bastante. Em nenhuma delas há sequer a mais leve referência às doutrinas bíblicas fundamentais, como a queda do homem, a morte substitutiva de Jesus na cruz, a regeneração como obra do Espírito Santo, a necessidade de perseverança dos crentes, o juízo vindouro, etc. Ao invés disso, vocês falavam sobre sonhos, conquistas, realizações pessoais e coisas semelhantes. E, convenhamos, isso não é Evangelho! A boa-nova de Deus é que, pela fé em Seu Filho unigênito, fomos transportados do reino das trevas para o Reino de Cristo, a fim de vivermos para a glória do Senhor, em santidade e amor uns pelos outros, concorda? 

Também me entristeceu ver a postura dos participantes do culto (não sei quantos são membros da denominação e quantos, visitantes). Percebi que praticamente todos eram jovens ou adolescentes, o que já é mau sinal, pois qualquer igreja deve ter um bom número de crentes maduros na fé. E, pior, notei uma atitude semelhante à de fãs num show! Devo dizer honestamente que grande parte daqueles aplausos e vibração não eram direcionados ao Senhor Jesus, e sim para você, sua esposa e banda! Além disso, vi nos bancos diversas garotas usando roupas sensuais, inadequadas para quem se diz crente. Se tudo isso ficou claro nos vídeos, imagino como deve ser lá! 

Diante de tudo isso, me vieram à mente os alertas da Palavra de Deus. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12:1); “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15);  “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14); “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Fp 2:15); “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome sobre si a sua cruz e siga-me” (Mt 16:24b). Eu poderia citar muitos outros, mas, em suma: o crente precisa ser completamente diferente desse mundo em tudo, pois é nova criatura em Cristo! 

Pastor, é responsabilidade sua zelar para que a congregação a você confiada seja cristocêntrica, bíblica, santa! São almas, das quais o Deus Todo-Poderoso te pedirá contas! Quantos daqueles jovens são salvos? Qual é o nível de compromisso deles com Cristo e Sua Palavra? O que lhes aconteceria se Jesus voltasse hoje? Essas questões são cruciais, e talvez ocupem sua mente e de sua esposa, mas a impressão que os vídeos, o site da sua igreja e parte de suas composições mais recentes tem passado é outra. Vocês falam tanto do que é terreno e passageiro, e tão pouco das coisas celestiais e eternas! 

Pense em tudo isso, medite à luz da Bíblia, e descarte o que for inútil. Mas creio que estas são palavras de exortação bíblica, para o seu bem e de sua congregação. Não se sinta ofendido, como se todo seu ministério estivesse sendo desprezado, pois não é isso que eu disse. Uma considerável parte de suas composições glorifica a Deus, e tenho certeza de que muitas pessoas já foram abençoadas por meio delas. Certamente alguns dos membros de sua igreja são crentes, que tiveram uma real experiência de salvação. Mas, quanto às práticas que as Escrituras chamarem de desvios e heresias, reveja-as hoje! Abandone-as prontamente, ainda que isso desagrade muitos da congregação, e parte do seu público, pois o que está em jogo é muito precioso! Não se preocupe com a opinião dos homens, e sim com a vontade de Deus! E que Ele abençoe a você e sua esposa, direcionando-os e guardando-os de todo mal, em Nome de Jesus! 

No amor de Cristo,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário