terça-feira, 27 de agosto de 2013

Eu escolho Deus

Eu escolho Deus, eu escolho ser amigo de Deus”. Estes versos corroboram a mensagem de vários sucessos recentes do movimento gospel (“eu escolho Te adorar”, “aquele que a Ti escolher”, etc). Embora o Senhor Jesus tenha nos dito o contrário, do modo mais claro e enfático possível em João 15:16 (“não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós”), os principais astros e estrelas evangélicos da atualidade garantem que o homem toma a iniciativa de crer em Deus e servi-Lo.
 
Muitos cantam isso de coração e com boas intenções, pretendendo dizer mais ou menos o seguinte: eu me proponho a deixar tudo aquilo que desagrada ao Senhor, para fazer o que Lhe agrada. De fato, temos a responsabilidade, e mais ainda, o dever de abrir mão da concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida, a fim de buscarmos o Reino de Deus e a Sua justiça. Porém, frases como “eu escolho Deus” revelam uma profunda ignorância a respeito do estado espiritual do ser humano.
 
A Bíblia nos garante que todos nós pecamos, e fomos destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). Que estávamos mortos em nossas ofensas e pecados (Efésios 2:1). Precisávamos nascer de novo, pelo poder do Espírito Santo (João 3:5). E, se não fosse concedido pelo Pai, jamais poderíamos vir a Cristo (João 6:65). A salvação, para nós, era impossível (Mateus 19:26). Éramos, por natureza, filhos da ira (Efésios 2:3). Mas Deus nos amou primeiro (1João 4:19). Ele, por pura graça, contemplou nossa miséria, Se compadeceu de nós e nos trouxe à vida, através da redenção conquistada por Jesus (Romanos 3:24). Este é o Evangelho de Cristo!
 
Prezado(a) irmão(ã), saiba que pecadores impenitentes não escolhem Deus! Crer em Jesus Cristo e servi-Lo não é a mesma coisa que decidir entre um suco e um refrigerante, ou optar por uma camisa azul ao invés de uma verde. Eu e você estávamos mortos espiritualmente! A diferença entre nós e o ateu mais endurecido é somente uma. A graça do Senhor nos alcançou, transportando-nos da morte para a vida, ao passo que os ateus continuam mortos. Perceba que nós não temos merecimento algum, já que também negávamos a Deus com nossos lábios e/ou atitudes. Foi Ele quem mudou o curso de nossa existência aqui na terra, e especialmente o nosso destino eterno!
 
Por que publicamos essas palavras? Para combater qualquer ilusão que você porventura mantenha a respeito da obra salvadora realizada em sua vida. Não pense que você decidiu ser salvo, ou que crer em Jesus tenha sido uma escolha pessoal sua! Seu coração era totalmente corrupto e insensível ao Evangelho, como também era o meu, e toda a imaginação de seus pensamentos, continuamente má. Até mesmo suas palavras e atitudes mais doces estavam contaminadas por alguma dose de egoísmo, ou seja, desejo de autoglorificação. Você, como eu, abominava a ideia de se submeter a Deus e viver para a Sua glória. Deus o(a) salvou! Ele realizou um milagre na sua vida, e também na minha, que nós hoje não temos noção do quanto foi grandioso e sublime! Aleluia! Louve ao Senhor em todo tempo, por Seu incomparável amor e graça!

3 comentários:

  1. eu concordo com tudo oque vc disse, pois a Bíblia nos revela que até o desejo de adora-lo vem Dele, mas eu vejo q na nossa necessidade de tentar agradar nosso pai, agente diz frase como: Eu aceitei Jesus e etc... entendo q isso é uma forma de amor. a palavra tb nos revela q Deus está a porta(ap 3:20) e nós escolhemos abrir ou não. então entendo q a origem de nos expressarmos como: eu escolho, venha desse texto mesmo q inconsciente. mas concordo que foi ele q nos escolheu e nos amou primeiro.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com tudo oque vc disse, pois a Bíblia nos revela que até o desejo de adora-lo vem Dele, mas eu vejo q na nossa necessidade de tentar agradar nosso pai, agente diz frase como: Eu aceitei Jesus e etc... entendo q isso é uma forma de amor. a palavra tb nos revela q Deus está a porta(ap 3:20) e nós escolhemos abrir ou não. então entendo q a origem de nos expressarmos como: eu escolho, venha desse texto mesmo q inconsciente. mas concordo que foi ele q nos escolheu e nos amou primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pala participação, Maycon! Também entendo que, muitas vezes, frases assim são ditas sem a intenção de negar que a iniciativa da nossa salvação parte de Deus e Sua graça. Minha preocupação é apenas que outras pessoas, ouvindo frases como "eu escolho Deus", não venham a pensar que a salvação depende, delas, está nas mãos delas, parte delas próprias. Obrigado novamente, e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir