sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Para que servem as canções de louvor?

Um dos assuntos mais polêmicos entre os crentes é o louvor contemporâneo. Com razão, muitos irmãos tementes a Deus criticam a obra e a postura de cantores e bandas evangélicas da atualidade, por considerá-las contrárias ao Evangelho de Cristo. Mas, afinal, para que servem as canções de louvor? 

A resposta aparentemente óbvia é: para louvar a Deus. Entretanto, elas têm servido para divulgar mensagens humanistas, massagear o ego do ouvinte, enriquecer intérpretes e compositores, produzir tietagem entre o povo evangélico, gerar vaidades tolas, alavancar carreiras e outros desvios semelhantes. Além disso, há quem se valha do louvor para tentar fabricar avivamentos, imaginando que se pode “forçar” o agir de Deus num culto ou show. O que fazer para evitar esses males? 

Aqui apresentamos algumas sugestões endereçadas aos cantores e instrumentistas de grupos de louvor, os quais receberam do Senhor um nobre ministério, capaz de abençoar verdadeiramente a Igreja, pela graça de Deus. Os irmãos que lerem, pensem a respeito e cheguem às suas conclusões, aproveitando o que julgarem útil. 

1) Quando vocês escreverem ou interpretarem canções, façam isso no temor de Deus, sabendo que Ele os observa atentamente, com alegria ou indignação, aprovando ou reprovando o modo como vocês têm conduzido seus ministérios. Nunca, jamais brinquem com algo tão sério! 

2) Cantem ou componham letras inspiradas somente na Bíblia. A Palavra de Deus fala dos atributos maravilhosos do Senhor, da salvação que há em Cristo e outros temas de natureza espiritual. Cantem sobre isso! Assuntos ausentes ou pouco mencionados nas Escrituras não merecem espaço nas canções de louvor. 
 
3) Falem menos durante as canções! Parem de tentar produzir reações no público, com frases do tipo “Deus está aqui, levante a sua mão, não desista, Ele vai te restituir, hoje é dia de milagre”, etc, etc, etc. Vocês não estão cantando para uma plateia, e sim para o Senhor! E o povo presente está, juntamente com vocês, adorando a Deus. Se não é assim, deveria ser. 

4) Rejeitem a tietagem com veemência. Paulo e Barnabé fizeram isso, quando o povo de Listra pretendeu idolatrá-los (ler Atos 14:8-18). A forma como vocês entram ou saem do palco, ou a sua resposta a uma reação histérica do público, são exemplos de atitudes que demonstram se a glória está sendo tributada a Deus ou ao homem. 

5) Tenham bom senso ao lidar com dinheiro. Sabemos que o trabalhador é digno do seu salário, e que os ministrantes de louvor têm necessidades materiais como qualquer pessoa. Além disso, equipamentos de som custam caro, e isso tudo precisa ser pago de alguma forma. No entanto, a Bíblia nos adverte severamente sobre o perigo das riquezas e a loucura de se confiar nelas. Não tentem fazer de seus ministérios um trampolim para uma vida de amor ao dinheiro. 

6) Cuidem de si mesmos. Não permitam que o ativismo lhes tire seus momentos devocionais; antes, tenham longos períodos de leitura bíblica e oração, como convém aos servos de Deus. Procurem manter comunhão com os irmãos, especialmente os mais fieis e perseverantes. Leiam bons livros, afastem-se das tentações, abominem as obras da carne, não descuidem de seus maridos/esposas e filhos. Saibam que satanás muito se alegraria em ver um ministrante de louvor caindo em pecado e gerando escândalo. Não negligenciem esse perigo! Ponham toda sua confiança em Deus, dependendo d’Ele em tudo! 

7) Em suma, sejam o exato oposto dos astros e estrelas pop, que desejam holofotes e aplausos apenas para si próprios, pois eles já receberam a sua recompensa; ao invés disso, cantem, toquem, componham e gravem cânticos exclusivamente para a glória de Deus! 

As canções de louvor são importantes veículos de adoração ao Senhor, e a Bíblia nos ensina a valorizá-las, tanto que há um autêntico hinário nas Escrituras, que é o livro de Salmos. Portanto, vocês, ministrantes de louvor, estão lidando com algo valiosíssimo! Exerçam seus ministérios com inteireza perante o Senhor, preocupando-se sempre em agradar Àquele que os capacita. Que Deus os abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário