segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Aos luteranos, com amor

A doutrina da salvação pela graça de Deus mediante a fé em Cristo é um ponto central do Evangelho. Quando Martim Lutero, lendo a Carta de Paulo aos Romanos, compreendeu esta verdade bíblica, foi de tal modo transformado a ponto de dedicar a própria vida no propósito de divulgá-la a quantos pudesse. Sem dúvida, a Reforma Protestante surgiu e se espalhou sob esse fundamento. Até hoje, se um luterano for chamado a resumir suas convicções religiosas em pouquíssimas palavras, dirá que é salvo por graça, pela fé somente.
 
Mas, lamentavelmente, os luteranos, em sua imensa maioria, perderam a noção do significado desta palavra: graça. A teologia liberal, surgida no Século XVIII, e o neoliberalismo teológico, dominante no Século XX, relegaram ao desprezo outro fundamento da Reforma, a crença na autoridade e suficiência das Escrituras. A fé evangélica luterana foi pervertida pelo humanismo. Passou-se a crer na salvação universal de todos os seres humanos, e a duvidar da existência de um castigo eterno para os incrédulos. Ensinos contrários à Palavra de Deus, formulados por homens falhos e seduzidos pelas ciências humanas, desconstruíram por completo a compreensão acerca da graça divina.
 
Por isso existem tantos luteranos que bebem (muita) cerveja, frequentam bailes e festas pra lá de mundanas, iniciam a vida sexual ainda solteiros com suas namoradas, aprovam o aborto, não veem nada de errado nos “casamentos gays”, repudiam os conceitos bíblicos de liderança masculina e submissão feminina, toleram vocabulário torpe, consomem arte (cinema, música, literatura, etc) escandalosamente anticristã, consideram lícito o divórcio por incompatibilidade de temperamentos, namoram e até se casam com pessoas não crentes, passam meses sem frequentar uma única reunião da igreja... E têm certeza de que são salvos pela graça. Como se graça fosse sinônimo de licença para pecar reiteradamente sem arrependimento.
 
A passagem bíblica de Mateus 19:16-26 ilustra muito bem o que é graça. Certa vez, um jovem religioso muito rico afastou-se, triste, do Senhor Jesus, por recusar-se a abrir mão das riquezas que possuía a fim de seguir o Mestre. Então, Jesus, vendo aquilo, disse aos discípulos que dificilmente um rico entraria no Reino dos Céus. Isso lhes trouxe grande surpresa. “Sendo assim, quem pode ser salvo?”, foi a pergunta dos discípulos, que possivelmente consideravam aquele jovem rico um exemplar seguidor da lei. Então, o Senhor, fitando-lhes, respondeu: “Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível”. Dentre as lições contidas ali, percebe-se que: 1) o abismo entre o homem e Deus, consequência do pecado, é intransponível para nós; 2) só a graça de Deus pode nos levar de volta à Sua santa presença; 3) essa graça é preciosíssima e precisa ser recebida por nós mediante uma entrega total a Deus. Àquele jovem rico tão apegado ao dinheiro, o Senhor ordenou a renúncia a todos os bens materiais. Será que hoje Jesus não exige coisa alguma da nossa parte? Nem mesmo que abramos mão de um estilo de vida oposto a todos os padrões morais bíblicos?
 
Nossa salvação é, sim, gratuita, porque nós jamais a poderíamos comprar, e nem mesmo nossos melhores e maiores esforços nos fariam merecedores desse dom. É de graça para nós, pois Cristo pagou o preço em nosso lugar. Por isso somos salvos pela graça. Porém, graça não significa que Deus tornou-Se imoral. Não implica autorização para desprezarmos todos os Seus mandamentos. Nem é um salvo-conduto que nos isenta de termos um coração regenerado. Se Jesus nos comprou com Seu precioso sangue, então somos propriedade d’Ele. Por conseguinte, é o Senhor quem dita o nosso modo de viver, e não a sociedade, a cultura ou nossos desejos pecaminosos. Se somos d’Ele, nós O servimos. E, ainda assim, nossa salvação continua sendo pela graça, pois nosso serviço sempre estará aquém da vontade do Senhor, e, contudo, Ele não nos rejeita.
 
Quem entende o que é graça torna-se grato. Na cruz, Cristo foi moído por nossos pecados. Cientes disso, nós só podemos amá-Lo com todo nosso coração, e esse amor é demonstrado mediante uma firme disposição em honrá-Lo. Honrar a Cristo é obedecê-Lo alegremente, procurando fazer tudo o que Lhe agrada. Em outras palavras, é buscar a santidade. Por outro lado, quem entende o que é graça passa a odiar o pecado que levou o Senhor à cruz. Nosso Salvador somente precisou suportar aquelas terríveis dores e beber o amaríssimo cálice da ira do Pai porque nós pecamos. Logo, gratos a Ele, passamos a repudiar o pecado com todas as nossas forças.
 
Prezado amigo luterano, prezada amiga luterana, pondere nestas palavras. Reveja seu entendimento sobre a graça de Deus. Aqui não há nenhum convite a uma busca da salvação por obras (a qual seria um insulto ao nosso Salvador), nem ao legalismo (igualmente, um insulto ao nosso Salvador). Tudo que foi dito refere-se ao modo como alguém salvo precisa receber essa maravilhosa graça. Leia nos quatro Evangelhos e nas epístolas do Novo Testamento qual é o padrão do Senhor para a sua vida e compare com as condutas que você tem adotado e os valores aos quais tem aderido. Em seu viver diário, você tem buscado – mesmo com falhas – obedecer à Palavra de Deus? Honestamente, alguém consegue perceber que você é cristão, ou cristã, somente observando o seu modo de falar, agir, vestir-se, os lugares frequentados por você e as suas companhias? Se a sua resposta for não, arrependa-se! Peça ao Senhor um coração novo, transformado, sedento por santidade e avesso ao pecado! Deus é poderoso para lhe restaurar completamente, fazendo de você uma nova criatura, pela Sua incomparável graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário