segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Não suporto mais canções sobre "sonhos"!

Ouse sonhar! Você nunca irá além dos sonhos!”;
"Eu não morrerei sem que Deus venha cumprir em mim/
Todos os sonhos que Ele mesmo sonhou pra mim”;
"Os sonhos de Deus jamais vão morrer!”;
"Os sonhos de Deus não têm fim/
Os sonhos de Deus são pra mim!”;
“Viverei teus sonhos,buscarei teu coração”;
“Estão tentando sepultar minha alegria/
Tentando ver meus sonhos cancelados”;
"Não é tarde para se sonhar!”;
"É tão bom sonhar teus sonhos!”;
"Há um sonho, uma voz/
Dizendo: os teus sonhos também são meus”;
Etc, etc e etc!

Essas são apenas algumas das muitas canções “gospel” que tratam do tema “sonhos” (no sentido de aspirações, anseios). Um assunto inexistente nos ensinamentos de Cristo, na igreja dos tempos dos apóstolos e em todas as épocas nas quais o cristianismo fez a diferença (a era dos mártires, a Reforma Protestante, os grandes avivamentos dos séculos XVIII e XIX). Mas dominante na igreja evangélica atual.

Músicas que não exaltam o Nome do Senhor, não propagam verdades bíblicas, nem chamam os pecadores ao arrependimento, e, ainda assim, há quem as considere “louvores”. Pior que isso, a esmagadora maioria das denominações evangélicas tem abandonado seus hinários tradicionais, como o Cantor Cristão, Novo Cântico e Harpa Cristã, trocando-os pelas canções humanistas descritas acima.

Que decadência! A igreja, antes, cantava “Sim, na cruz, sim, na cruz sempre me glorio!”; “saudai o Nome de Jesus/ arcanjos vos prostrai, arcanjos vos prostrai!”; “Santo, Santo, Santo, Deus onipotente! Cantam de manhã nossas vozes com fervor!”; “Porque Ele vive, posso crer no amanhã! Porque Ele vive, temor não há!”; “Seja bendito o Cordeiro, que na cruz por nós padeceu!”; “Sim, Jesus amou-me/ Com amor buscou-me/ Ele mesmo restaurou-me a Deus! Por seu sangue restaurou-me a Deus!”; “Tu és fiel, Senhor, meu Pai Celeste!”; “Canta, exultai! O Senhor voltará! Triunfante, glorioso, nas nuvens virá!”. Mas hoje prefere entoar músicas que falam de sonhos!

Quando as mensagens motivacionais e de autoajuda substituem a adoração, algo vai mal. O desejo de adorar ao Senhor por quem Ele é, e louvá-Lo por Seus grandes feitos, são sinais de boa saúde espiritual. Porém, quando o povo de Deus prefere falar sobre sonhos e aspirações humanas, colocando o homem no centro do culto, fica evidente o declínio da espiritualidade.

A música cristã precisa mudar, voltar a ser louvor e adoração! Mas, para que isso aconteça, a igreja precisa arrepender-se de seus pecados, se humilhar e buscar a face do Senhor! Quem sabe o Espírito Santo, por misericórdia, nos visite com poder e grande graça, despertando-nos do sono e avivando-nos, para a glória de Deus!


Imagem disponível em: http://luzagas.blog.uol.com.br/arch2010-11-01_2010-11-30.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário