sexta-feira, 5 de julho de 2013

Uma nação que se orgulha no pecado

"O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e, como Sodoma, publicam o seu pecado e não o encobrem. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos" (Isaías 3:9)
 
O capítulo 3 do livro de Isaías descreve a terra de Judá prestes a ser abatida pelo SENHOR, por terem se multiplicado as iniquidades dos líderes, da elite e até mesmo do povo humilde. Em alguns pontos, a situação descrita pelo profeta nos lembra o contexto em que vivemos hoje (violência, exploração econômica, altivez da classe dominante, idolatria generalizada, etc); em outros, há notáveis diferenças. Uma das semelhanças entre a Judá daquela época e o Brasil de hoje é descrita no versículo 9. Como nos tempos de Isaías, nossa gente peca às claras, orgulhosamente, sem a mínima vergonha, ostentando e defendendo seu pecado predileto
 
Em nosso país, o pecado é publicado nos carnavais, pré-carnavais e carnavais temporãos, por um povo que se embriaga exibindo garrafas e latas de cerveja como troféus. Em conversas nos corredores de escolas e mesas de bares, por escarnecedores que se vangloriam em contar suas fornicações e as dos outros. Nas paradas do "orgulho gay”, onde o motivo de orgulho é viver o extremo oposto do casamento bíblico o qual ilustra a união mística entre Cristo e a Igreja. Nas marchas pela legalização da maconha, promovidas por estudantes universitários de classe média, que ocupam as ruas defendendo seu estilo de vida ocioso e irresponsável aos gritos, quando deveriam estar na sala de aula. Nos estádios de futebol, onde até o coro das torcidas transborda violência e linguajar torpe.
 
É publicado nas revistas eróticas, em ensaios fotográficos de mulheres famosas, que exibem a nudez de seus corpos, os quais deveriam ser apreciados unicamente pelos maridos delas. Nas telenovelas, que constroem audiência com base em temas inescrupulosos, tais como adultérios, corrupção, chantagens e prostituição. Em shows, teatros, filmes e exposições de arte, cada qual tentando superar o padrão de imoralidade vigente. Nos programas de humor que, incapazes de promover diversão criativa, apelam para a baixaria, trazendo à tona o pior do ser humano. Nas entrevistas divulgadas na TV, jornais e revistas, por entrevistadores que não têm vergonha de fazer perguntas sobre intimidade sexual, aborto, drogas e outros temas delicados, a entrevistados que, com naturalidade, respondem contando abertamente seus podres.
 
O povo brasileiro não somente peca, mas o faz explicitamente, sem receio, e até mesmo vangloriando-se em pecar. Não se consideram indecorosas todas essas práticas, e tantas outras que nem citamos. Ao contrário, vergonhoso é não pecar, segundo o senso comum. O pré-adolescente que não sai beijando menininhas nas festas, a moça que se mantém pura até o casamento, o jovem que não bebe, o profissional que não participa de conversas maldosas com seus colegas de trabalho; estes é que são zombados e malvistos, numa sociedade de valores invertidos.
 
Infelizmente, o pecado é inerente à natureza humana. A Bíblia nos assegura que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23), “pois não há homem que não peque” (2Crônicas 6:36), e “se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós” (1João 1:8). Porém, o pecado é um mal, e deve ser combatido, não estimulado. Precisamos evitá-lo, e não o colocarmos diante de nossos olhos. Nossa sociedade perdeu toda noção de decência, e com isso está atraindo juízo de Deus para si. Mas nós, que cremos em Jesus Cristo e O confessamos como Senhor, temos o dever de nos distinguirmos radicalmente dessa geração perversa!
 
Portanto, haja em nós o pudor, a sobriedade e moderação! Sejam refletidas as palavras de nossa boca, e nossos pés não pisem ambientes impróprios; nossas irmãs em Cristo vistam-se decentemente, jamais atraindo olhares maliciosos para seus corpos; sejamos seletivos ao escolher filmes, CDs musicais, leituras e programas televisivos, rejeitando tudo que possa nos contaminar! Travemos uma luta feroz contra o pecado em nosso viver cotidiano! Que o Senhor nosso Deus nos dê graça de crescermos a cada dia na semelhança de Seu bendito Filho! E então seremos luz em nossos dias, para a glória d’Aquele que nos resgatou das trevas!

2 comentários:

  1. Muito bom vc falou muitas verdades nesse texto.
    Me fez entender mas sobre a raça humana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio! Lamentavelmente, nosso país - como a maior parte das nações ocidentais - tem vivido uma grande inversão de valores. Que Deus nos dê graça nesses tempos difíceis!

    ResponderExcluir