segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Alegria, uma prioridade para os crentes

O Salmo 100, no versículo 2, nos exorta: “servi ao SENHOR com alegria”. Escrevendo aos filipenses, o apóstolo Paulo lhes dirige estas palavras: “Alegrai-vos no Senhor” (Filipenses 3:2), “alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4:4). João, em sua primeira epístola, afirma logo no quarto versículo: “estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa”. O próprio Senhor Jesus, ceando pela última vez com os discípulos, disse-lhes: “tenho vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:11). A alegria é algo absolutamente essencial, prioritário para os crentes!
 
Infelizmente, a alegria não faz parte da vida de muitos cristãos. Em seu livro “Depressão Espiritual”, D. Martyn-Lloyd Jones trata esta verdade em detalhes, apontando sintomas e a cura para o problema. Uma das advertências do Dr. Jones é que os cristãos tristes e abatidos dão um péssimo testemunho público, a ponto de fazerem os incrédulos não desejarem conhecer a Cristo. De fato, existem crentes vivendo piedosamente, perseverando nas reuniões da igreja, mas seu jeito de ser desanimado e sisudo faz a vida cristã parecer pior que a existência fútil dos ímpios. E isso é um absurdo.
 
Se nossa atenção estiver voltada a este mundo, não teremos nenhum motivo para nos alegrarmos. O pecado de Adão trouxe fadiga, cardos e abrolhos. A realidade ao nosso redor é de dificuldades, injustiças, desgastes, perigos e sofrimentos de toda espécie. E tudo isso é pouco, quase nada, se comparado aos horrores do inferno, o destino eterno dos inimigos de Deus. Mesmo assim, nós, crentes remidos e lavados no sangue do Cordeiro, temos motivos para vivermos em constante alegria. Somos filhos do Pai Celeste, pertencemos ao Senhor Jesus e ninguém nos arrebatará de Sua mão. Possuímos um tesouro imperecível no céu, a glória eterna nos aguarda. Será pouco tudo isso?
 
Entretanto, temos mais. O Espírito Santo habita em nós, e Ele é nosso consolo em todas as horas. Cristo está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. O Pai nos ama e cuida de nós. Quando oramos a Ele em nome de Jesus somos prontamente ouvidos. O Senhor Jesus intercede em nosso favor. O Espírito Santo nos ajuda a orarmos, intercedendo também em nosso favor com gemidos inexprimíveis. O Pai fala conosco pela Sua Palavra, dando-nos direção. Nosso presente é abençoadíssimo, e não somente o nosso futuro. Nossa condição espiritual é completamente distinta do restante da humanidade!
 
Que Deus nos dê a graça de pararmos de procurar alegria nas coisas passageiras deste mundo. A vida aqui, mesmo vivida com saúde, fartura de bens, ausência de problemas e amplas oportunidades para desfrutarmos de muitas coisas (viagens, eventos culturais, etc), nunca nos satisfará. A excelência está em Deus, só Ele pode nos trazer plena satisfação e infinito gozo. E nós, crentes, possuímos esse tesouro! Podemos continuar pensando de forma medíocre, que temos a obrigação de nos santificar e o dever de obedecer ao Senhor, caso contrário sofreremos ainda mais. Mas o pensamento correto é este, o de que somos privilegiados por servirmos ao eterno Deus, nosso Pai. Fomos chamados a propagar o Seu Reino na terra, e esta é a missão mais sublime possível. Temos a maravilhosa incumbência de fazer novos discípulos de Cristo, os quais serão recebidos também como filhos pelo Pai Celeste. E em breve o Rei virá nos buscar para morarmos eternamente com Ele! Esta é a essência da verdadeira alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário